terça-feira, 10 de maio de 2011

meninas,temos de descansar para conseguir chegar ao nosso objectivo:)

Os estudos mais recentes dão conta de uma ligação profunda entre o aumento de peso e a privação do sono.




Um corpo cansado necessita de mais energia para as funções que habitualmente realiza, o que, a longo prazo, poderá significar alimentação em excesso e aumento de peso.

Normalmente, a escolha recai em alimentos pouco nutritivos mas com níveis energéticos muito elevados – o que leva ao consumo excessivo de calorias.


Dormir pouco também afecta negativamente os níveis de glucose o que pode aumentar o risco de contrair diabetes.

Esta situação pode tornar-se ainda mais complicada se for mantida durante muitos anos ou mesmo décadas.




O corpo entende a privação do sono como um estado de stress e produz cortisol, a hormona que tem como função ajudar-nos a lidar de forma mais eficiente com situações de stress.




O cortisol, por sua vez, provoca uma libertação de insulina, uma das hormonas responsáveis pelo criação de depósitos de gordura.

Há estudos suficientes para provar que dormir, no mínimo, sete horas por noite, melhora as funções metabólicas relativas à glucose e ao peso.





Dormir bem é sinal de um estilo de vida equilibrado, entre exercício, alimentação e bem-estar. Atingir esse ponto de equilíbrio deve ser uma prioridade.

1 comentário:

  1. E é mesmo verdade - quando fazia noitadas seguidas para a faculdade, comecei a engordar muito mais. E sentia-me tão inchada!:/

    ResponderEliminar