segunda-feira, 9 de maio de 2011

perder peso

Existem várias soluções para perder peso. Todas têm algo em comum para resultarem. A ingestão de menos calorias do que as gastas pelo organismo.
Quer a energia fornecida pelos alimentos quer a energia gasta pelo corpo humano, pode ser medida em calorias. Todos os métodos para perder peso têm um ponto em comum, ingerir durante um determinado período de tempo menos calorias do que aquelas que o corpo gasta.

O efeito pretendido pode ser obtido de duas maneiras: reduzindo a ingestão de calorias na dieta (dieta hipocalórica) ou aumentando o gasto energético do organismo (por exemplo efectuando exercício). Veja também termodinâmica da perca de peso.

Para manter o peso, uma mulher de tamanho médio deverá ingerir entre 1900 e 2200 calorias por dia enquanto que um homem também de tamanho médio deverá ingerir entre 2300 a 2900 calorias por dia. Uma redução no aporte calórico diário terá, como contrapartida, uma diminuição do peso.

Com o objectivo de reduzir a ingestão diária de calorias, podem ser propostos vários planos de dietas. Estes devem ser adaptados ao sexo, tamanho, idade e nível de actividade dos indivíduos. Variam essencialmente no conteúdo em calorias e na distribuição dessas calorias por diferentes grupos de alimentos. Muitos são eficazes, outros nem tanto, mas não tenha ilusões, para fazer dieta é preciso determinação, auto-controlo e algum sacrifício.

Existem alguns suplementos alimentares e até medicamentos que o poderão ajudar, no entanto o mais importante vem de dentro de si e é a vontade de atingir o objectivo a que se propôs.

Sem comentários:

Enviar um comentário